sexta-feira, maio 27, 2005

Divulgar África Acabar Com a Frustração

Falarei da comunidade africana em Portugal pois é nela que se pode dizer que estou inserido. Digo pode se dizer porque é uma comunidade vasta e muitas vezes "aparentemente" disperça.

Por exemplo, recentemente começamos a saber que iriam dar-se os festejos do dia de África na zona de Queluz Massamá. A Mana T, se questionava de onde vinha a organização, quem estava a organizar o dito evento e de onde poderiamos retirar informação para divulgar o dito evento.
Falta divulgação, faltam meios de divulgação.

A comunidade africana com menos dinheiro vive por vezes momentos de aflição em que os pais saem de madrugada para o trabalho e voltam já bem de noite. Entretanto os filhos estão entregues à rua, visto que não há muitas vezes a proximidade de familiares que olhem pelas crianças.
Existem organizações que estão a atrabalhar afincadamente no sentido de prestarem serviços sociais a essa comunidade africana (e não só), mas quem sabe onde essas organizações estão, quem são e o que fazem realmente e acima de tudo quando o fazem?
Falta divulgação, faltam meios de divulgação.

Se temos tempo para isso andamos como se fossemos loucos literalmente à caça de notícias da comunidade. Acordando cedo para ver a tv2, expiando o internacional sic e claro a rtp África.
Mas será que temos que estar em toda essa agonia para termos as informações que precisamos?
Falta divulgação, faltam meios de divulgação.

A/o jovem africano bem que pode criar uma peça de teatro, um concerto, uma exposição de fotografia. Mas será que vai ser notícia no jornal das 8? Será que vai ter espaço no jornal de grande tiragem? Será que vai ter espaço até nos jornais/ revistas dedicados à comunidade africana? Sabemos que não. E isso é mais uma fonte de frustração.
Falta divulgação, faltam meios de divulgação.

Penso que uma cultura para sobreviver precisa de alguma forma de divulgação. Penso que uma boa base para a solução da frustração que muito africano vive em Portugal seria solucionada com divulgação.
É urgente divulgar, é urgente espalhar notícias, é urgente dar a conhecer. Mas, que não se espere que as pessoas venham participar. Elas já não estão habituadas a participar.
Participação é uma forma de cultura, exige hábito. E o hábito de ir ver, de participar, exige divulgação.

Lembro-me Mahatma Ghandi custumava dizer algo do tipo "o pacifismo, a não-violência precisa de jornais para ser divulgado/a. É preciso existirem orgãos que distribuam a informação".É uma verdade!
Não é um fenómeno que vise estar a afunilar as comunidades africanas, não é perseguição racista; os jornais, as revistas, as tvs, as rádios de hoje em dia é que já não passam mesmo certo tipo de notícias. Isso também é importante de se perceber.

É por isso que com as mãos juntas eu rezo para que este blog seja um veículo para divulgação de África. A chamada blogoesfera precisava de um blog assim. Não sei se já não existem blogs deste tipo, mas se existem eu não conheço, lá está, falta de divulgação.
Portanto, enviem-nos os vossos blogs afros, enviem-nos as vossas notícias, enviem-nos as vossas actividades, enviem-nos as moradas das vossas associações. Façamos nascer ou reviver a divulgação, não julguem que sabemos, pensem sempre que não sabemos pois só assim se faz divulgação. Enviem até as notícias do vosso bairro. E que tal criarem um blog com as notícias do mesmo? Força!

Porque é urgente divulgar África para acabar com a frustração. Paz!

1 Comments:

Blogger PacKiT0 said...

Concordo perfeitamente com o mano afrikano, este post devia ser cartao de visita para o blog. :D
E concordo ainda mais quando ele diz "que muitos de nós nao procuramos o suficiente muitas das vezes"!

Falando de blogs/sites, existem centenas deles com o mesmo objectivo de enaltecer a "identidade africana". Eu pergunto porque, se todos tem o mesmo proposito?! Em vez de competirem uns contra os outros, n seria mais simples e eficaz reunirem-se e concentrarem-se em algumas dezenas de BONS enderecos web? O mesmo acontece com revistas, jornais, organizacoes, etc.

O problema da competicao desenfreada, mtas das vezes erradamente justificada em nome da liberdade de expressao, estendeu-se da comunidade real para a virtual: todos querem ser protagonistas, em vez de contribuirem UNIDOS para uma so causa!

E' por estes motivos que a meu ver, n existe divulgacao eficiente e/ou suficiente: ela so surgira e sera verdadeiramente potente qd a UNIAO e a ORGANIZACAO reinarem nas comunidades que procuram servir! Porque, e citando novamente o mano africano, "word of mouth e' mt importante", e e' atraves das pessoas que fazem parte duma mesma comunidade - pintores, escritores, ou, neste caso, algo mais vasto: AFRICANOS, e que tem o mesmo objectivo que o Word of Mouth se torna eficaz, acutilante e chega mais longe... enfim, a voz da comunidade torna-se PODEROSA!

Ate la, vao surgindo pessoas/entidades que, a espacos, conseguem uma ou outra projeccao, mas que raramente conseguem cimentar essa posicao ou alcancar niveis superiores de qualidade!

"United we stand, divided we fall!"

2:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home